Como escolher o protetor solar ideal para si



Estamos a chegar ao verão, os longos dias quentes de praia, tardes relaxantes numa esplanada e nada como um escaldão para estragar tudo isto.
Antes de pensar em todo o prazer que podemos usufruir temos de pensar no protetor solar que vamos escolher para proteger a nossa pele.
Temos de ter em atenção os seguintes aspetos



Proteção UVA e UVB
A proteção contra estes dois tipos de radiação emitida pelo sol é causa de queimaduras, cancros, envelhecimento, manchas, mas também da conhecida síntese de Vitamina D e das belas marcas de bikini.


Filtro mineral ou Filtro Químico
Aqui esta a principal diferença dos protetores solares deixarem ou não a pele bronzeada. Os filtros minerais são brancos e mais difíceis de espalhar porque fazem uma barreira física na nossa pele e todos os raios solares são refletidos não havendo absorção na pele. Este tipo de filtros devem ser usados por:
  • Crianças
  • Grávidas
  • Pessoas com alergias solares
  • Em cicatrizes.

Já os filtros químicos por uma serie de reações transformam a radiação nociva (alta) em radiação baixa, o que nos permite ficar bronzeados sem correr o risco de ficarmos expostos aos perigos dos sol.




FPS
Quanto tempo é que a tua pele demora a ficar com danos sem protetor solar? 5 minuto? 10, 20? Isso é chamado de dose mínima de eritema (DME), que é o tempo mínimo para a pele ficar vermelha após a exposição.
O numero FPS indica o tempo que a pele se vai manter protegida sem nova reposição. O número de FPS deve ser escolhido a partir do DME.

Comentários